Dr Rodrigo Heringer, Cirugião Plástico

dr rodrigo heringer

Rodrigo Heringer Ferreira nasceu em Vitória – E.S. e aos 16 anos teve de passar por uma cirurgia ortopédica, devido a uma fratura. Essa experiência fez com que o menino, que até então só falava em ser agropecuarista e adorava biologia se apaixonasse pelo universo da medicina. “Nesse momento pude sentir o medo que uma cirurgia causa no paciente e o quanto é importante uma assistência médica competente e humanizada”, reflete Dr. Rodrigo.

Vencida a batalha do vestibular, foi aprovado no curso de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em 8º lugar geral. Ao cursar matérias cirúrgicas descobriu sua grande vocação dentro da medicina, a Cirurgia Plástica. “Lembro que desde as primeiras cirurgias sempre busquei as incisões menores e mais bem posicionadas, o que propiciava cicatrizes mais bonitas e camufladas”, rememora.

A preocupação de aliar função e beleza permaneceu durante a residência de cirurgia geral, que cursou no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Morais – UFES.

Apaixonado por arte aproveitou o período de um curso de aperfeiçoamento em Londres visitou museus de arte e história, por toda a Europa, ao longo de 8 meses. “No mundo das artes dois movimentos em particular me fascinam e inspiram. Os períodos Clássico e Neoclássico, inspirações que levo para o dia-a-dia da Cirurgia Plástica”, correlaciona.

Após a temporada na Europa, tornou-se Oficial do Exército, onde teve a honra de servir na Amazônia, quando, por dois anos, foi o único cirurgião da cidade de Tabatinga tratando sozinho de todos os problemas cirúrgicos de mais de 50 mil habitantes. “Trabalhar com os povos amazônicos me meu deu uma visão mais ampla da diversidade humana e testou ao limite meu conhecimento técnico e habilidade cirúrgica”, observa.

Findo esse período, que o Dr. Rodrigo Heringer sintetiza como “período de aperfeiçoamento cultural e humano”, pôde, finalmente, dar continuidade ao sonho e cursou sua residência em Cirurgia Plástica no Hospital Central do Exército, no Rio de Janeiro, coroando o término da mesma com a conquista do Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), grau adquirido logo no primeiro exame que prestou.

Tais credenciais o elevam a um seleto grupo de cirurgiões plásticos reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. E, todas essas experiências humanas o prepararam para alcançar os melhores resultados, pois além do entendimento apenas físico, busca conhecer a história de vida e condição emocional de cada um de seus pacientes.

Formação

Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Associação Médica Brasileira (SBPC-AMB)

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Central do Exército (HCE)

Residência em Cirurgia Geral no Hospital Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM-UFES)

Graduação em Medicina na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

 

Cargos

 – Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Geral do Rio de Janeiro (HGeRJ);

– Chefe do Serviço de Cirurgia Geral e Emergência do Hospital de Guarnição de Tabatinga (2010-2011);

– Capitão do Exército Brasileiro.